Odontopediatria

Sobre o(s) médico(s):

Odontopediatria

Odontopediatria é a especialidade da medicina dentária que oferece aos bebés, crianças e adolescentes, um tratamento adequado a cada faixa etária, além de orientar corretamente as grávidas.

A primeira visita da criança ao Odontopediatra deve ocorrer por volta dos seis meses, com o início da erupção dos primeiros dentes.

Nesta visita, a mãe receberá orientações sobre: dieta, higiene, aplicação de flúor, transmissibilidade da cárie, uso adequado do biberão e da chupeta, bem como correção de maus hábitos como a sucção do dedo.

A presença dos dentes de leite é muito importante porque guia a erupção dos dentes permanentes, mantendo o equilíbrio no crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos).

Um dente de leite comprometido seriamente por um processo de cárie poderá levar a uma infeção, acarretando a má formação do dente permanente. Além disso, quando nos deparamos com crianças esteticamente comprometidas, percebemos que ocorrem nelas uma dificuldade de comunicação e integração social.

A medicina dentária atual é preventiva, no sentido de promover a saúde oral, evitando a cárie nas crianças como também trabalhando a fala, a deglutição e a mastigação. Estas funções são importantes para o crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias.

Informação aos pais:
  • A cárie dentária é uma doença infecto-contagiosa causada por bactérias alimentadas pelos restos alimentares que ficam retidos nos dentes , formando sobre eles uma película chamada placa bacteriana. Com a escova e o fio dentário poderá removê-la e o Odontopediatra irá orientá-lo sobre a melhor maneira de realizar a higienização oral do seu bebé.
  • Hábitos saudáveis aprendidos nos primeiros meses de vida do seu filho serão levados para a vida adulta. Faça a limpeza da boca de seu bebé com uma gaze humedecida em água 3 vezes por dia sem friccionar muito ,apenas para remover o leite estagnado na cavidade bucal.
  • Antes de surgirem os primeiros dentes no seu bebé deve procurar um Médico Dentista para receber orientações sobre higiene oral.
  • Marcação:

Tomei conhecimento e aceito a Política de Privacidade.
    Autorizo o tratamento dos dados pessoais para efeitos exclusivos de marcação.